As Singularidades das Crianças Pequenas Expressas nas suas Brincadeiras

Autores

  • Bruna Prange UFSC/USJ
  • Regina Ingrid Bragagnolo UFSC/USJ

Palavras-chave:

Singularidade. Crianças Pequenas. Brincadeiras.

Resumo

Ao contextualizar no sistema educacional a homogeneização das vivências de seus sujeitos, que desvaloriza suas particularidades, este artigo problematiza as manifestações das singularidades das crianças pequenas em momentos de brincadeira. Objetivou-se compreender como tais manifestações ocorrem, considerando a singularidade das crianças pequenas em suas brincadeiras, compreendendo a diversidade do seu repertório cultural, identificando seus aspectos particulares e suas significações nesses momentos. Realizaram-se observações participantes com um grupo de dezenove crianças com quatro anos de idade, durante oito encontros. Os registros de diário de campo permitiram a análise das vivências das crianças, assim como a manifestação de diversos elementos singulares durante as brincadeiras, as quais são intimamente associadas ao contexto social em que os sujeitos estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Prange, UFSC/USJ

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Municipal de São José (USJ). Atualmente faz estágio no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com um projeto de Inclusão Escolar, supervisionado pelo professor Adriano Nuernberg (UFSC)

Regina Ingrid Bragagnolo, UFSC/USJ

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui mestrado em Educação pela UFSC (2006), graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora titular da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e do Centro Universitário Municipal de São José (USJ). Tem experiência na área de Pedagogia e Psicologia atuando principalmente nos seguintes áreas: educação infantil; desenvolvimento infantil a partir da perspectiva vygotskyana, violências, gênero e políticas públicas; e dificuldades de escolarização.

Arquivos adicionais

Publicado

2012-04-19

Como Citar

Prange, B., & Bragagnolo, R. I. (2012). As Singularidades das Crianças Pequenas Expressas nas suas Brincadeiras. Educação & Realidade, 37(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15958

Edição

Seção

Artigos