A Mestria da Palavra e a Formação de Professores

Autores

  • Leandro de Lajonquière USP

Palavras-chave:

Educação a Distância. Formação de Educadores. Transmissão.

Resumo

A formação de professores e a educação das jovens gerações são pensadas, neste texto, como cara e coroa do único laço social e discursivo que o homo sapiens pode habitar como tal. A mestria da palavra, derivada de sua própria equivocidade, é inerente ao desdobramento do laço social e, portanto, trata-se da peça chave dos processos educativos e formativos. Entretanto, as empreitadas atuais, no Brasil, de formação de professores segundo o figurino da educação a distância constituem a mais nova versão do antigo voto perverso de formatarmos a potestade educativa e formativa da mesmíssima palavra sem a qual não há laço social algum.

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Biografia do Autor

Leandro de Lajonquière, USP

Professor titular da Universidade de São Paulo (USP),
bolsista Pq do CNPq, membro fundador do LEPSI IP/FE – USP.

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Publicado

2011-12-07

Como Citar

de Lajonquière, L. (2011). A Mestria da Palavra e a Formação de Professores. Educação & Realidade, 36(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13316

Edição

Seção

Artigos