O PROEJA em Construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos

Autores

  • Domingos Leite Lima Filho UTFPR

Palavras-chave:

Ensino Médio. Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos. Currículo Integrado. Política Educacional.

Resumo

RESUMO - O PROEJA em Construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos.

 

O presente texto trata da concepção e construção do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Analisa-se, inicialmente, aspectos relacionados às diretrizes e princípios norteadores desta política educacional, verificando, em particular, de que forma a integração proposta é tratada em documentos normativos do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR). Em seguida, apresenta-se o percurso seguido na implementação do PROEJA na rede de educação do Paraná no período 2007/2008 e discute-se desafios, possibilidades e limites para que tal programa venha, de fato, a constituir-se como política pública que promova a elevação de escolaridade integrada à educação profissional de jovens e adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Domingos Leite Lima Filho, UTFPR

Domingos Leite Lima Filho é doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET).

E-mail: domingos@utfpr.edu.br

Arquivos adicionais

Publicado

2010-04-20

Como Citar

Lima Filho, D. L. (2010). O PROEJA em Construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos. Educação & Realidade, 35(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11023

Edição

Seção

EJA e Educação Profissional