História e cultura afro-brasileira e indígena em sala de aula: a implementação da lei 11.645/08 nas escolas

Autores

  • Juliana Pires de Oliveira
  • Treyce Ellen Goulart

Resumo

O presente artigo busca verificar como vem sendo trabalhado a lei 11645/08, por meio de pesquisas realizadas nas escolas de ensino fundamental. Tais instituições de ensino são localizadas em regiões periféricas de Rio Grande. A citada lei obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena em todas as escolas e em diferentes disciplinas. Nesse sentido, utilizamos na pesquisa a análise da abordagem presente em livros didáticos trabalhados em sala de aula, além de conversas com professores e diretores das escolas. Ressaltaremos nesse trabalho, as iniciativas e caminhos encontrados pelas escolas visitadas frente a um panorama de presença de recursos e número reduzido de docentes interessados em trabalhar com outras abordagens de ensino. Ao nos debruçarmos sobre o material didático observamos nesse o limitado espaço destinado aos diversos povos que contribuíram para a constituição cultural dos brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-24

Como Citar

OLIVEIRA, J. P. de; GOULART, T. E. História e cultura afro-brasileira e indígena em sala de aula: a implementação da lei 11.645/08 nas escolas. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/31758. Acesso em: 19 abr. 2024.