CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DIMENSÕES DAS BRINCADEIRAS POPULARES, DA DANÇA, DA EXPRESSÃO CORPORAL E DA GINÁSTICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.7221Palavras-chave:
Educação fundamental. Conhecimento. Educação Física. Jogos e brinquedos.Resumo
Este texto visa apresentar reflexões didático-pedagógicas para a educação física escolar a partir do núcleo "o movimento em expressão e ritmo", proposto por Oliveira (2004). Tais reflexões envolvem aspectos conceituais, campo de conhecimento e orientações metodológicas para o trato com os seguintes saberes: brincadeiras populares, dança, expressão corporal e ginástica. O intuito dessa abordagem teórica é propor encaminhamentos que possam subsidiar o trabalho do professor, instigando-o ao diálogo com os conhecimentos rítmico-expressivos e, conseqüentemente, com sua materialização no cotidiano escolar.
Palavras-chave: Escola. Ensino. Conhecimento.
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