DIREITO AO LAZER E DIREITO À CIDADE: INTERSEÇÕES A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Wecisley Ribeiro do Espírito Santo Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jeferson José Moebus Retondar Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.67920

Palavras-chave:

Atividades de lazer. Esportes. Planejamento de cidades. Direitos humanos.

Resumo

O artigo apresenta um relato sobre um projeto de extensão universitária que visa articular direito ao lazer e direito à cidade. Pressupostos teóricos foram buscados no urbanismo e nas teorias críticas da Educação Física – com foco especial na distribuição assimétrica do lazer pelos territórios urbanos. As escolhas metodológicas também buscam uma síntese entre pesquisa etnográfica e extensão universitária, radicalizando as potencialidades itinerantes das práticas de lazer. A conclusão faz um balanço dos malogros e êxitos do processo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wecisley Ribeiro do Espírito Santo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Museu Nacional/UFRJ, Doutor pelo mesmo programa, pesquisador bolsista do Colégio Brasileiro de Altos Estudos/UFRJ e professor adjunto efetivo do Instituto de Educação Física e Desportos/UERJ.

Jeferson José Moebus Retondar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1992), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1995) e doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2003). Formação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Formação em Psicanálise pelo Circulo Brasileiro de Psicanálise. Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenador do LISACEL - Laboratório do Imaginário Sobre as Atividades Corporais e Lúdicas da UERJ. É avaliador institucional do Ministério da Educação e Cultura. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: imaginário social, educação física escolar, teoria e prática do jogo e representações das atividaes corporais.

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

ESPÍRITO SANTO, W. R. do; RETONDAR, J. J. . M. DIREITO AO LAZER E DIREITO À CIDADE: INTERSEÇÕES A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 251–262, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.67920. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/67920. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais