O ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS E A LÓGICA DO JOGO EM MEIO AO PROCESSO DE ORGANIZACIONAL SISTÊMICO

Autores

  • Alcides José Scaglia Faculdade de Ciências Aplicadas - UNICAMP
  • Riller Reverdito Doutorando na FEF - UNICAMP Docente no UNASP
  • Lucas Leonardo Colegio Objetivo - Cps
  • Cristian Lizana FCA/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.37893

Palavras-chave:

jogos esportivos coletivos. competências essenciais. lógica do jogo. processo organizacional sistêmico.

Resumo

Neste artigo descritivo e propositivo temos como objetivo abordar o processo de ensino dos jogos esportivos coletivos, partindo do pressuposto que devem ser entendidos a partir da natureza ontológica do jogo, do processo organizacional e da lógica inerente dos jogos coletivos. Propomos o processo de ensino tendo por referência a concepção de competências essenciais, as quais emanam da interação entre as referências funcionais e estruturais, as quais regulam a lógica do jogo. Portanto, lançamos as bases para o desenvolvimento de uma metodologia pautada no jogo e dos parâmetros para a estruturação do currículo de formação baseado em competências.

Palavras chaves: jogos esportivos coletivos, competências essenciais, lógica do jogo, processo organizacional sistêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides José Scaglia, Faculdade de Ciências Aplicadas - UNICAMP

Curso de Ciências do Esporte - Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Campus de Limeira - São Paulo

Coordenador do LEPE (Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte)

Riller Reverdito, Doutorando na FEF - UNICAMP Docente no UNASP

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Adventista de São Paulo (FAH/UNASP), Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (FACIS/UNIMEP), na área de concentração Movimento Humano, Cultura e Educação, e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP), na área de Biodinâmica do Movimento e Esporte.

Lucas Leonardo, Colegio Objetivo - Cps

integrante do LEPE (Laboratório de estudos em pedagogia do esporte)

Cristian Lizana, FCA/UNICAMP

Mestrando na FCA/UNICAMP
Integrante do LEPE

Downloads

Publicado

2013-08-23

Como Citar

SCAGLIA, A. J.; REVERDITO, R.; LEONARDO, L.; LIZANA, C. O ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS E A LÓGICA DO JOGO EM MEIO AO PROCESSO DE ORGANIZACIONAL SISTÊMICO. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 227–249, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.37893. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/37893. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais