TRABALHO DESTRUÍDO E FUNCIONALIZAÇÃO DO LAZER: POSSÍVEIS RELAÇÕES EM TEMPOS DE ALTA MODERNIDADE.

Autores

  • Rafael Júnio Andrade Universidade Federal de Viçosa
  • Eveline Torres Pereira Universidade Federal de Viçosa
  • Maria Izabel Vieira Botelho Universidade Federal de Viçosa
  • Sílvio Ricardo da Silva Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.3763

Palavras-chave:

Atividades de lazer. Trabalho. Pós-modernismo.

Resumo

O texto trata das possíveis relações entre o lazer e o trabalho com a formação da Alta Modernidade entendida enquanto um fenômeno histórico - social em uma perspectiva histórico-dialética. O delineamento deste estudo ocorreu através da pesquisa bibliográfica utilizando material público, como revistas, livros, monografias, material iconográfico e percorrendo alguns autores contemporâneos e clássicos. Foi possível concluir que o lazer passou por um processo de instrumentalização no desenvolvimento da Modernidade, vindo apresentar atualmente o papel de revitalização da força de trabalho e de construção de uma disciplina necessária à flexibilização e heterogeinização do trabalho, que caracterizam as sociedades contemporâneas. Palavras-chave: Atividades de lazer. Trab

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Júnio Andrade, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa em 2006. Mestrando em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG, Brasil.

Eveline Torres Pereira, Universidade Federal de Viçosa

Professora Doutora pela Universidade Gama Filho. Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG, Brasil.

Maria Izabel Vieira Botelho, Universidade Federal de Viçosa

Professora Doutora pela UNESP. Professora adjunta do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG, Brasil.

Sílvio Ricardo da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais.

Professor Doutor em Educação Física pela UNICAMP. Professor adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Viçosa, MG, Brasil.

Publicado

2008-04-30

Como Citar

ANDRADE, R. J.; PEREIRA, E. T.; BOTELHO, M. I. V.; SILVA, S. R. da. TRABALHO DESTRUÍDO E FUNCIONALIZAÇÃO DO LAZER: POSSÍVEIS RELAÇÕES EM TEMPOS DE ALTA MODERNIDADE. Movimento, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 163–185, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.3763. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3763. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios