CRÍTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA NA ESPANHA. ESTADO (CRÍTICO) DA QUESTÃO.

Autores

  • Miguel Vicente Pedraz Universidad de León

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.35661

Palavras-chave:

Educação Física Crítica. Escola. Ideologia. Mudança social

Resumo

Este trabalho pretende distinguir entre críticas genéricas da Educação Física escolar e as formulações da Educação Física Crítica. Após a análise da produção teórica da última década e a comparação das suas propostas com os postulados da Pedagogia Crítica é inferido que na Espanha não há nenhuma representação desta corrente, mas apenas algumas aproximações e destacamentos voluntaristas sem um testemunho consistente. Finalmente, colocam-se os requisitos fundamentais e que a crítica da educação física deve levar em conta para a criação de uma alternativa teórico-prática da Educação Física Crítica.

 

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Biografia do Autor

Miguel Vicente Pedraz, Universidad de León

P rofesor d e l a Fac. Ciencias de la Actividad Física Universidad de León / E s p a ñ a

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Publicado

2012-12-06

Como Citar

VICENTE PEDRAZ, M. CRÍTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA NA ESPANHA. ESTADO (CRÍTICO) DA QUESTÃO. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 309–329, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.35661. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/35661. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios