ESCOLA E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA: QUAL O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA?

Autores

  • Flávio Cremasco Ferreira Universidade Estadual de Campinas
  • Lino Castellani Filho Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.31706

Palavras-chave:

Cidadania. Educação. Educação Física.

Resumo

Este artigo pretende discutir a questão da cidadania, tão em pauta nos últimos anos, especialmente no que se refere a sua relação com a educação. Apresenta uma visão crítica tanto do entendimento sobre o termo cidadania, quanto desta relação com a educação, feita, por vezes, de forma irrefletida. Tomando como base essa discussão, pretende construir reflexões iniciais sobre a possibilidade da educação física, enquanto componente curricular obrigatório das escolas brasileiras, de contribuir na tão propalada e buscada formação do cidadão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Cremasco Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

Pós-graduando da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, onde também concluiu a graduação. Pesquisa na grande área Educação Física e Sociedade, com foco especial em Educação Física Escolar.

Lino Castellani Filho, Universidade de Brasília

Doutor em Educação; Professor-Visitante da UNB; Professor Livre-Docente da Unicamp (1986/11); Pesquisador-líder do Observatório do Esporte - Observatório de Políticas de Educação Física, Esporte e Lazer (CNPq/Unicamp). Publicou diversos artigos e livros, entre eles "Educação Física no Brasil: A história que não se conta", hoje em sua 17ª edição.

Downloads

Publicado

2012-10-31

Como Citar

FERREIRA, F. C.; CASTELLANI FILHO, L. ESCOLA E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA: QUAL O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA?. Movimento, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 135–154, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.31706. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/31706. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.