O Esporte como conteúdo da Educação Física Escolar: Estudo de Caso de uma prática pedagógica "inovadora"

Autores

  • Paulo Carlan Universidade Regional do Noroeste do Estado Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • Elenor Kunz Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC
  • Paulo Evaldo Fensterseifer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- Unijui

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.29643

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Esporte, Conteúdo, Prática Pedagógica

Resumo

Este texto é parte da investigação de tese que teve como objetivo compreender a prática pedagógica de um professor colaborador no trato do conhecimento do esporte na Educação Física de 5ª a 8ª séries. A escolha deste caso justifica-se por reconhecer na prática do professor o caráter “inovador”, em especial no tratamento do conteúdo Esporte que busca superar o paradigma da racionalidade instrumental. O professor colaborador não desconsidera o esporte enquanto conteúdo da Educação Física escolar, mas o recoloca numa dimensão de articulação do fenômeno esporte entre os universos epistemológico e pedagógico.

 

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Biografia do Autor

Paulo Carlan, Universidade Regional do Noroeste do Estado Rio Grande do Sul - UNIJUI

Doutor em Educação Física

Departamento de Educação e Humanidades

Professor do Curso de Educação Física da Unijui

Elenor Kunz, Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC

Doutor em Educação Física

Departamento de Desportos

Professor da UFSC

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- Unijui

Doutor em Educação

Professor do Departamento de Humanidades e Educação- Unijuí

Professor do Curso de Educação Física - Unijuí

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Publicado

2012-09-03

Como Citar

CARLAN, P.; KUNZ, E.; FENSTERSEIFER, P. E. O Esporte como conteúdo da Educação Física Escolar: Estudo de Caso de uma prática pedagógica "inovadora". Movimento, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 55–75, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.29643. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/29643. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

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