Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto submetido deve ser inédito, e não estar sendo avaliado para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em "Comentários ao Editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista. E não contém qualquer indicação de autoria no título ou corpo do mesmo.
  • O/A autor/a e/ou coautores estão de acordo com o conteúdo expresso no trabalho, e o/s mesmo/s está/ão de acordo com os critérios éticos de sua área.
  • O texto não deve incluir qualquer informação que permita a identificação de autoria; os dados dos autores deverão ser informados apenas nos campos específicos do formulário de submissão. Todos os autores devem ser indicados,via sistema de submissão, no ato da submissão na ordem de co-autoria. Uma vez iniciado o processo de avaliação não será permitida nenhuma alteração nem no número de autores (acréscimo ou retirada) e nem na ordem na que foram inseridos
  • Os autores devem seguir atentamente as orientações de editoração da revista, após a aprovação científica do manuscrito, sendo expressamente de responsabilidade dos autores o seu cumprimento assim como a revisão ortográfica e de normas técnicas exigidas pelo corpo editorial no momento da edição do número da revista. O não cumprimento desses critérios poderá implicar no arquivamento do manuscrito (não publicação)
  • Os autores devem submeter o texto no Template da Revista disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoria às normas fixadas, mesmo que eles tenham sido aprovados no mérito (pelos pareceristas). Os editores se reservam o direito de solicitar que os autores adequem o artigo às normas da revista, ou mesmo descartar o manuscrito, sem nenhuma outra avaliação.Pratica/manager/downloadLayoutTemplate
  • Não serão aceitos trabalhos que não atendam às normas fixadas, mesmo que eles tenham sido aprovados no mérito (pelos pareceristas). Os editores se reservam o direito de solicitar que os autores adequem o artigo às normas da revista, ou mesmo descartar o manuscrito, sem nenhuma outra avaliação.
  • Os autores são responsáveis por todos os conceitos e informações apresentados nos artigos e resenhas. Os autores devem também garantir que a obra é original e de sua autoria, com exceção de algumas passagens de texto, figuras, fotos e dados, cuja fonte está claramente referenciada e, que, quando necessário, estão acompanhados de permissão de reprodução emitida pelos detentores dos direitos autorais.
  • Os artigos devem ser escritos em português (preferencialmente), inglês, espanhol ou francês. A Editoria reserva-se o direito de efetuar alterações e/ou cortes nos originais recebidos para adequá-los às normas da revista, preservando, no entanto, estilo e conteúdo. Eventualmente, serão aceitos artigos traduzidos, já publicados em outro idioma, que, pela sua relevância, possam merecer maior divulgação em língua portuguesa. Os textos são de responsabilidade dos autores, não coincidindo, necessariamente, com o ponto de vista dos editores e do Conselho Editorial da revista.
  • Os casos omissos serão decididos pelo Conselho Editorial

Diretrizes para Autores

Os textos devem ser inéditos, em português, espanhol, inglês ou francês, sendo o conteúdo, a correção linguística e o estilo de responsabilidade do autor.

A seleção dos artigos toma como referência sua contribuição à área específica e à linha editorial da revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, a consistência e o rigor da abordagem teórica.

Cada artigo é examinado por três consultores ad hoc ou membros do Conselho Editorial, no sistema blind peer review, sendo necessários dois pareceres favoráveis para sua publicação. É importante salientar que o autor só pode assinar um artigo por número.

O artigo deverá ser encaminhado ao comitê editorial, através da página de submissões (depois de logar-se no sistema), na seguinte forma:

  • Nome de cada um dos autores e instituição, assim como deverá aparecer na publicação (completo, por extenso, somente prenome e sobrenome, etc) nos campos destinados ao preenchimento dos metadados. É importante salientar que, após aprovado, não há a possibilidade da inclusão de nomes de coautores no trabalho a ser publicado;
  • Título do artigo na língua de origem do texto, e em língua inglesa, não devendo exceder 15 palavras, em fonte Arial, tamanho 16 para título na lingua de origem e tamanho 12 para título em língua inglesa;
  • Resumo informativo, na língua de origem do texto e em língua inglesa, contendo até 150 palavras, indicando ao leitor contexto teórico, temático e problemático do artigo, finalidades, metodologia, resultados e conclusões do artigo, de tal forma que possa dispensar a consulta ao original. Deve ser constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas, em fonte Arial, tamanho 10, com espaçamento simples;
  • Palavras-chave (de três a cinco), na língua de origem do texto, separadas entre si por ponto, e com as iniciais maiúsculas, representando o conteúdo do artigo, também em fonte Arial, tamanho 10, com espaçamento simples;
  • Corpo do Texto, que não deve ter identificação dos autores, deve apresentar fielmente os mesmos títulos indicados, seguidos do desenvolvimento do conteúdo do artigo, incluindo figuras e tabelas (o nome do autor será inserido no formulário de submissão, nos campos destinados ao preenchimento dos metadados), em fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples;
  • O arquivo submetido deve ser do tipo Microsoft Word (.doc) ou (docx);
  • Os artigos deverão ter sua extensão ditada pela necessidade de clareza na explicitação dos argumentos, respeitado o limite de 33.000 a 50.000 caracteres com espaço, incluindo resumo e abstract, títulos, notas de fim e referências bibliográficas, com espaçamento de linha simples. O corpo do texto deve ser em fonte Arial, tamanho 10; ênfase de expressões no corpo do texto em itálico, ao invés de sublinha ou negrito (exceto em endereços URL); citações breves no interior do parágrafo, entre aspas; citações longas, em parágrafo com recuo, sem aspas, fonte menor; notas de fim, fonte menor; figuras (jpg; png) e tabelas inseridas no corpo do texto, e não em seu final; títulos e subtítulos destacados em negrito e numerados;
  • Resenhas, assim como relatos e discussão de pesquisas ou experiências em andamento devem ter 1.500 a 3.000 palavras de igual formatação ao descrito acima, podendo excepcionalmente ultrapassar este limite, a critério da revista, ouvido o conselho editorial;
  • Resumos de teses – relacionados à temática central da revista - devem ter 150 a 500 palavras;
  • Artigos aceitos para publicação nas seções Em Foco e Ponto de Vista possuem autonomia em seu formato de apresentação;
  • Os textos dos artigos devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)  conforme a atualização da NBR 10520;
  • Os textos devem ser encaminhados utilizando o Template disponível em Template IETP;*
  • O(s) autor(es) garante(m) que a obra é original e de sua autoria, com exceção de algumas passagens de texto, figuras, fotos e dados, cuja fonte está claramente referenciada e, que, quando necessário, estão acompanhados de permissão de reprodução emitida pelos detentores dos direitos autorais.

*Para conseguir fazer o download do template, é preciso estar logado na revista. 

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