Relações Moçambique-Brasil: o pragmatismo na abordagem às economias emergentes

Autores

  • Vasco Alberto Chemane Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Brasil;

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.81562

Palavras-chave:

Paradigma de política externa, política externa, análise da política externa, mudança da política externa,

Resumo

O objecto do artigo são as relações entre os Estados, no cenário internacional actual, em que a prevalência dos paradigmas neo-realista e neoliberal, tem determinado que a agenda hard seja preterida em benefício da agenda soft, à qual se atrelam as temáticas social e económica, assumindo então, a política externa, um papel de relevo no escrutínio dos parceiros, dos objectivos a atingir ou dos problemas a resolver, num encadeamento em que, no caso dos países em desenvolvimento vis-à-vis os países desenvolvidos, o desiderato de médio e longo prazo, é a redução da interdependência assimétrica, a caminho da dependência mútua ou benefícios mútuos dos grupos internos envolvidos no processo de tomada de decisão, e constatando que há disparidade nos benefícios, os mesmos grupos promovem a mudança da política externa, via mudança de regime ou mudança da direcção política até então seguida, operando através de agentes, ou a nível de processos e estágios, conceitos à volta dos quais o artigo se desenvolve em dois momentos, sendo o primeiro o de arrolamento de correntes de pensamento sobre “Política Externa” e o segundo o da “Análise da Política Externa”, ambos seguidos do estudo de caso, conforme o título.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vasco Alberto Chemane, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Brasil;

Mestre em Gestão de Empresas (MBA) peoa Instituto de Ciências de Trabalho e da Empresa (ISCTE); Portugal, grau obtido em 2007.

 

Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais, com conclusão prevista para 2020

 

 

Docente de cadeiras de gestão; na Escola Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias

Chefe de Departamento de Ciências de Gestão na mesma Escola

Universidade Politécnica _ Moçambique.

Downloads

Publicado

2018-08-17

Como Citar

Chemane, V. A. (2018). Relações Moçambique-Brasil: o pragmatismo na abordagem às economias emergentes. Conjuntura Austral, 9(46), 48–66. https://doi.org/10.22456/2178-8839.81562

Edição

Seção

ARTIGOS