SABERES DOCENTES NA VISÃO DE EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Wemerson Gomes Borges UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Eliane Cristina da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Aline Barbosa de Miranda Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia
  • Luciano Ferreira Carvalho Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Saberes, Docentes, Modelo bidimencional, Egressos, Ciências Contábeis

Resumo

A preocupação com a formação docente no ensino superior tem sido tema a inquietar os pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, inclusive na área contábil. A ideia de que o domínio do conteúdo seja suficiente para garantir que o processo de ensino e aprendizagem ocorra já não mais se sustenta. A busca por uma formação docente mais consistente nos leva a verificar quais experiências têm dado certo, ou seja, o que os professores que se destacam entre seus pares possuem como estratégias de ensino? Que conhecimentos ou saberes possuem? No bojo dessas preocupações, por meio de um levantamento junto a ex-alunos dos cursos de Contabilidade, o presente estudo tem como objetivo identificar os saberes fundamentais dos docentes que foram referências na percepção dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis. A amostra da pesquisa corresponde a 158 respondentes de duas microrregiões dos estados de Minas Gerais e Goiás, para os quais foi enviado um questionário fundamentado no Modelo Bidimensional de Lowman (2007). Os resultados mostraram que o bom desempenho dos docentes é delineado principalmente pelo “domínio do conteúdo”, seguido pela “clareza na transmissão das informações”. De forma coerente, na dimensão Estímulo Intelectual, o principal atributo identificado foi “estar preparado”, enquanto na dimensão Relacionamento Interpessoal, os atributos “interessado” e “respeitoso” apresentaram as maiores médias. Em comparações com estudos anteriores, os atributos “organizado”, “acessível” e “respeitoso” foram os que apresentaram maior convergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wemerson Gomes Borges, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Mestre em Ciências Contábeis - Professor Faculdade de Ciências Contábeis Universidade Federal de Uberlândia. Núcleo Societário.

Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor USP - Professor na Facic Universidade Federal de Uberlândia.

Luciano Ferreira Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Economia - Universidade Federal de Uberlândia. Professor Faculdade de Administração - Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2017-03-15

Como Citar

BORGES, W. G.; SILVA, E. C. da; MIRANDA, A. B. de; MIRANDA, G. J.; CARVALHO, L. F. SABERES DOCENTES NA VISÃO DE EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 16, n. 34, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/64314. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos