A HISTÓRIA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)

Autores

  • Augusto César Barros Almeida Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Márcia Bianchi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marco Aurélio Gomes Barbosa FURG
  • João Marcos Leão da Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

História, Curso de Ciências Contábeis, UFRGS

Resumo

A origem do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) se dá com a criação da Escola Superior de Comércio, anexa à Faculdade Livre de Direito, motivada pela força que o ensino contábil tomara com a fundação da Escola Mauá em 1901, consolidando esse tipo de formação no Rio Grande do Sul. O estudo realizado visa analisar a história do curso remontando sua origem com a criação da Escola de Comércio de Porto Alegre em 1909, sua independência e consolidação com a criação do curso de Ciências Contábeis e Atuariais em 1946, e sua evolução até o presente momento, dando o merecido reconhecimento histórico à instituição e mencionando os fatos marcantes relacionados à evolução do ensino contábil da Escola de Comércio ao curso superior de Ciências Contábeis. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, descritiva, bibliográfica e estudo de caso. São apresentadas personalidades que se destacaram no desenvolvimento do curso e abordada a importância deste na atualidade, contextualizando-o em um cenário de conhecimento em constante expansão para atender a um mercado cada vez mais exigente. Assim, conclui-se que a formação do contador na UFRGS está voltada para o mercado de trabalho. O curso oferece uma instrução focada, principalmente, em quatro áreas do conhecimento contábil: societária, custos, governamental e auditoria. Seu currículo passou por várias alterações a fim de acompanhar o crescimento do mercado e as demandas da sociedade, adequando-se ao desenvolvimento da tecnologia, adaptando-se às alterações societárias, à convergência e às normas internacionais de contabilidade, além de incentivar a produção científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Bianchi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

* Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutoranda em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UFRGS.

João Marcos Leão da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

* Mestre em Administração pela UFRGS. Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UFRGS.

Downloads

Publicado

2011-09-10

Como Citar

PINHEIRO, A. C. B. A.; BIANCHI, M.; BARBOSA, M. A. G.; ROCHA, J. M. L. da. A HISTÓRIA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 11, n. 20, p. 85–97, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/19120. Acesso em: 28 mar. 2024.