A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES AMBIENTAIS ATRAVÉS DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS ANUAIS

Autores

  • Mario Guilherme Rebollo UFRGS

Palavras-chave:

Contabilidade. Contabilidade ambiental. Demonstrações contábeis. Meio ambiente. Gestão ambiental.

Resumo

O tema meio ambiente deve ser examinado como multidisciplinar. Todas as ciências, inclusive a Contabilidade, devem considerá-lo objeto de discussões, estudos e pesquisas visto sua importância para a humanidade. As crescentes exigências, atualmente verificadas num mercado globalizado e altamente competitivo, além da preocupação com o esgotamento e comprometimento dos recursos naturais, levam as empresas a observarem as disposições da legislação ambiental de forma a se qualificarem formalmente para padrões superiores de qualidade de seus processos industriais e de produtos. Há um crescente movimento de conscientização, inclusive nas empresas, visando a um desenvolvimento econômico sustentável. O presente trabalho objetiva apresentar considerações sobre possibilidades e importância da Contabilidade em divulgar informações de impactos ambientais produzidos pelas empresas através dos demonstrativos contábeis anuais previstos na legislação societária. Também, objetiva caracterizar a Contabilidade como um instrumento de controle e proteção do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Guilherme Rebollo, UFRGS

N Revista Contexto existe desde 2001 e publica, em média, seis artigos por edição. Essas publicações provêm de pesquisadores das mais variadas áreas vinculadas à Contabilidade, pertencentes a importantes universidades brasileiras. Busca premiar o leitor com trabalhos de qualidade e, ao mesmo tempo, disseminar o conhecimento.

Downloads

Como Citar

REBOLLO, M. G. A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES AMBIENTAIS ATRAVÉS DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS ANUAIS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/10442. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.